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sábado, 16 de fevereiro de 2013

0 Natal - Demanda de atendimento do Sandra Celeste cresce, mas problemas continuam sem solução





Apenas no plantão noturno desta 6ª feira, 164 crianças foram atendidas na unidade de Pronto Socorro Infantil. Foto: José Aldenir
A esperança que a nova administração fosse solucionar os problemas do único Pronto Socorro Infantil de Natal, o Centro de Referência Infantil Dra. Sandra Celeste ainda não se concretizou. Quase dois meses depois, o Hospital Sandra Celeste, que é responsável por atender toda a demanda de Natal, Região Metropolitana de Natal e municípios do interior, ainda padece com a falta de estrutura para prestar um bom serviço à população infantil. A falta de estrutura torna o atendimento na unidade cada vez mais demorado. Em dias de grande movimento, as crianças chegam a esperar mais de três horas para serem atendidas. O único problema resolvido até o momento foi em relação à falta de pediatras, problema que ocasionou a suspensão do atendimento inúmeras vezes ao longo do ano passado.
Por dia, cerca de 300 crianças são atendidas na unidade, sendo que uma média de 210 no Pronto Socorro e 90 no ambulatório. Destes, cerca de 30% são de pacientes oriundos de municípios da Região Metropolitana de Natal. Com a falta de pediatras em outros hospitais, como no Hospital Giselda Trigueiro e a ineficiência da rede básica de saúde, a demanda de atendimento infantil no Sandra Celeste tem aumentado a cada dia. O movimento na manhã deste sábado (16) estava tranquilo no Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste. No entanto, só no plantão desta sexta-feira (15), das 17h até as 6h da manhã do sábado, 164 crianças foram atendidas.
A secretária executiva do Sandra Celeste, Ana Guimarães, reconhece que a unidade sofre com a falta de manutenção e de equipamentos. Material de expediente é outro problema enfrentado pelos profissionais que trabalham na unidade. O desabastecimento, em especial do material de higienização e limpeza, é o mais crítico. “Os problemas são inúmeros, mas trabalhamos em equipe, por isso que as coisas dão certo. Não houve ainda nenhuma melhora com essa nova administração. Não houve retrocesso, mas também não houve progresso. A nossa situação continua a mesma”, desabafou a funcionária. Ana Guimarães conta que nem o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, nem o secretário Municipal de Natal, Cipriano Maia estiveram na unidade para conhecer os problemas.
Fazer cota para consertar ou comprar algo já se tornou rotina entre os profissionais do Sandra Celeste. Nos últimos meses, inúmeras cotas foram feitas para consertar a geladeira, televisão, cadeiras, comprar água mineral e na semana passada foi feita uma cota para trocar o óleo do carro. “A Secretaria de Saúde tem conhecimento de todos os problemas, mas não toma providência. O grande problema é que não há manutenção”, reclama a secretária Ana Guimarães.
O aparelho de raio-X, depois de passar mais de dois anos sem funcionar, está pronto para ser utilizado. No entanto, precisa passar por uma avaliação radiométrica, feita por um técnico de radiografia, para poder começar a realizar os exames no novo aparelho. A direção da unidade já solicitou à SMS há mais de seis meses a realização deste teste e até o momento não há perspectiva de quando essa avaliação será feita.
Até o mês passado, as crianças que procuravam atendimento no Pronto Socorro Sandra Celeste, no bairro de Lagoa Nova, e necessitam de um exame de raio-X eram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara, na zona Norte de Natal. Como o aparelho da unidade está quebrado, os exames estão sendo realizados no Hospital Infantil Varela Santiago, apenas de segunda a sexta-feira. Nos sábados e domingos, a equipe de serviço social e enfermagem entrou em peregrinação para conseguir a realização do exame, tanto no Hospital dos Pescadores, como no Hospital Maria Alice Fernandes.
O problema é ainda maior, pois a unidade não dispõe de ambulância e o único carro social está com inúmeros problemas, podendo quebrar a qualquer momento. Mesmo assim, em casos de urgência, uma média de três crianças é  transportada no carro social em uma viagem que dura, entre ida e volta, aproximadamente três horas. “Essas crianças precisam fazer o exame, pois em caso de precisar encaminhar para internação, os hospitais só recebem as crianças com o diagnóstico completo”, explicou a secretária executiva do Sandra Celeste.
O motorista do Sandra Celeste, Fábio Gaspar, conta que o carro está com problemas na suspensão, com vazamento de óleo e de água e o ar condicionado quebrou. “Dá pra andar com ele, mesmo reconhecendo que o risco de acidente é grave. Mas como conhecemos os problemas, dirigimos com muito mais cautela. Dirigimos nesse carro porque conhecemos a necessidade, mas quando não der mais para dirigir e quando colocar em risco a vida das crianças eu paro e não dirijo mais”, afirmou o motorista.
Ana Guimarães conta que outro problema enfrentado é em relação a constante falta de guardas municipais que fazem a segurança do local. “Tem dias que temos só um e ele nos comunica que só ficará até determinado horário. Depois disso, ficamos desassistidos”, destacou a secretária executiva do Pronto Socorro.
A dona de casa Shirlaidy Alves da Silva procurou atendimento na manhã deste sábado para o filho Davi Alves, de três anos, que há dois dias estava com diarréia e vômito. Ela não reclamou do atendimento, pois o movimento estava fraco, mas disse que em dias de superlotação, a demora causa transtorno. “O atendimento aqui é bom. É o único canto que temos para ir, mas quando tem muita gente, a demora é grande, principalmente no laboratório de exames clínicos, que esperamos mais de três horas para fazer o exame”, destacou.


Fonte: Photobucket

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